terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Trajetória de Exercícios: Da maquete eletrônica para a física

Neste ultimo exercício,foi proposto que escolhêssemos algum dos exercícios do parque dos colegas da segunda turma,já que não tivemos contato com o trabalho deles.A partir do exercício escolhido,deveríamos tranformar a maquete eletrônica em uma maquete fisica.
Escolhi o "Parque da Lua" do Ulisses,por ter soluções criativas e inteligentes e não criar um parque temático chato.E de todo o parque,escolhi a "passarela" do meio para tranformar em maquete fisica.





A primeira etapa do exercício foi fazer croquis de estudo de toda a área,para detalhar o maximo possivel e repassar essas impressões para a maquete fisica.






A partir destes croquis esquemáticos,partimos para a segunda etapa do exercício,que foi criar uma maquete de estudo,anterior à maquete final,de um material mais simples,como o papel, e sem muitos detalhes.O objetivo desta maquete de estudo era descobrir os desafios estruturais do processo de transformação da maquete eletrônica em maquete física,para fazer uma analise em sala junto com o professor e para facilitar a montagem da maquete final.Nesta etapa,decidi optar por uma escala menor para dar mais enfase na passarela como um todo.



A ultima etapa foi a versão definitiva da maquete física.Optei por fazê-la em isopor,pois era o material que melhor traduziria as formas propostas na maquete eletrônica.Continuei na escala menor,aumentando um pouco para adicionar o objeto externo que fica sobre a passarela.Nos túneis,trabalhe com a cor preta já sugerida na maquete eletrônica,mas com pouca ênfase em seus objetos internos.









Com este exercício final,pude experimentar o processo inverso do que normalmente é feito,já que partimos de uma maquete eletrônica para uma física.Também pude me aprimorar na construção de maquetes,já que por ser um ambiente abstrato,nos ofereceu vários desafios estruturais que tiveram que ser resolvidos na maquete física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário